sábado, 9 de julho de 2011

Onde fica a sua Pasárgada?

"Vou-me embora pra Pasárgada, aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente, que Joana, a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente, venha a ser contraparente 
Da hora que nunca tive.

E como farei ginástica, andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo, subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando eu estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe- d'água pra me contar histórias
Que no tempo de eu menino, Rosa vinha me contar.
Vou-me embora pra Pasárgada...

E quando eu estiver mais triste, mas triste de não ter feito
Quando de noite me der vontade de me matar...
Vou-me embora pra Pasárgada..."
Manuel Bandeira - Estrela da Vida Inteira

Nesse poema, Bandeira cria seu próprio refúgio para os males vividos em sua época. Assolado pela tuberculose, o famoso "Mal do Século", encontra um lugar onde tudo é perfeito.
Cada qual temos nossos próprios refúgios, lugares utópicos ou não, para descarregarmos todos males e frustrações do nosso cotidiano. 
E você, onde fica a sua Pasárgada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário