sábado, 2 de julho de 2011

Qual é a sua música?

Seja uma melodia, seja uma letra, esses elementos, combinados ou isolados, exercem uma imensa influência sobre nossas vidas. Nos emocionamos, nos entristecemos, nos alegramos, tudo porque somos dotados de razão. Possuímos a capacidade de raciocínio e sentimento, e é exatamente nesses pontos que a música age.
Qual a sua música? Sim, todos temos, ao menos, uma música com a qual nos identifiquemos. Outros ainda, assim como eu, possuem diversos sons, consoante cada momento de suas vidas. E pode um pensamento, uma filosofia ser alterada em função de uma música? Exemplos é que nos sobram, entretanto faço questão de contar o meu próprio, pois, no mínimo, é interessante, salvo toda e qualquer pretensão.
Sempre fui uma apaixonada por música,independente do seu estilo, pois o que me chamava a atenção era a combinação de sua melodia com uma letra que expressasse algum significado. Desde meu 14 anos, minha maior influência musical foi a banda Nenhum de Nós, suas letras sempre refletem algum momento da minha vida, seja ele alegre, seja ele triste. Contudo, conforme fui ficando mais velha e amadurecendo meus pensamentos, percebi outros estilos, outras letras, outras melodias. Também, o mal de todo adolescente da minha geração era fixar em algo, ou alguém, e fechar-se para todo um mundo existente fora de sua bolha juvenil. Descobri, através dos meus melhores e piores momentos, a identificação com músicas de bandas como The Fray, Foo Fighters, U2, Nickelback, OQuinto, Papas da Língua, Armandinho, Alemão Ronaldo, Fresno, Jota Quest, Skank, entre tantos outros que se me atrever a listá-los, cometerei fatais erros em esquecer alguém. Vejam como meu taste musical é variado, sem preconceitos estilísticos.
Recentemente, música de uma banda, não tão recente assim, me fez perceber, em meio a uma crise existencial aos 26 anos de idade, como perdemos tempo com futilidades, com brigas e discussões sem sentido. Deixamos, várias e não poucas vezes, de aproveitar o nosso tempo com a família - nossa base e essência- e amigos, além de perdermos inúmeras oportunidades de fortalecer nossos laços com pessoas queridas e especiais em nossas vidas. Essa é a tradução para a letra de "Cronologia", da banda OQuinto. 
Por que não pararmos para refletir sobre como administramos nosso tempo, pois esse possui o mesmo período de duração para todo e qualquer ser vivo. Então por que a diferença entre aqueles que conseguem tirar o máximo de proveito e aqueles que mal conseguem separar um tempo para realizar uma refeição  saudável e tranquila? 
Este é o motivo dessa música ser um diferencial para mim, e sei que a partir daqui o será também para muitos outros. "O tempo não volta", e o que você tem feito? Qual é a sua música e o que ela diz sobre você e sua vida? "Faça hoje o amanhã..."

2 comentários:

  1. Oi, Paula! Td bem?
    Adorei o teu posto, ele traduz exatamente o que eu sinto com relação à música. Não importa o intérprete, nem a rádio em que toca. Importa, sim, o conteúdo, o contexto e a influência que ela exerce sobre a gente. Tá de parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu minha querida!!! É exatamente nesse caminho que seguimos, não importa onde ou quando, mas sim o que a música fala para cada um de nós. Um beijão e obrigada pela parceria, continua ligada no blog!!!

    ResponderExcluir